Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

tulipas de tecido


Faça você mesma: tulipa de tecido

Eu adoro tulipas de tecido!
Primeiro, porque ficam lindas e são extremamente versáteis – combinam com absolutamente qualquer decoração. Segundo, porque permitem que a família (no meu caso, minha mãe) se envolva nos preparativos da festa. E, terceiro, porque sou defensora do “faça você mesmo”: viva a exclusividade!
No meu casamento, usei as tulipas de tecido para enfeitar meus bem casadose, um ano depois, fiz o mesmo nas minhas bodas de papel. Nos dois eventos, minha mãe fez 200 e 35 tulipas, o que levou 10 e 2 dias, respectivamente. Enquanto por aí cada tulipa custa até 3 reais, fazendo em casa, gastamos cerca de 10 centavos.
Apesar de nunca termos usado molde ou seguido quaisquer instruções (a fabricação saiu toda da nossa cabeça), acho que o processo funcionou muito bem; foi prático, rápido e barato. Por isso, resolvi criar, finalmente, um passo-a-passo (meu primeiro DIY!).

Passo-a-passo da tulipa de tecido

Materiais
- Tecido
- Manta acrílica
- Palitos de madeira
- Papel ou tecido verde
- Tesoura e cola
- Linha e agulha
Sempre que preciso de tecidos estampados, procuro na Marry Tecidos (Taguacenter). A loja é grande, tem muitas opções e o metro custa R$14. Também no Taguacenter, é fácil encontrar a manta acrílica. Os palitos de madeira, por sua vez, podem ser aqueles de churrasco, vendidos em supermercados.

Corte o tecido em retângulos de 6x8cm – esse é o tamanho adequado para que as tulipas fiquem proporcionais aos bem casados. Em seguida, com o tecido pelo avesso, dobre os retângulos ao meio em seu comprimento e costure-os (à mão ou na máquina). Para um acabamento melhor, utilize linha de uma cor semelhante à do tecido.
Vire o tecido para o lado certo, dobre cerca de 0,5cm para dentro e dê um ponto de costura nas extremidades como mostra a imagem abaixo.
Agora, faça outro ponto de costura, dessa vez unindo as extremidades opostas, de forma que o tecido forme um “x”.
Preencha o interior do tecido com manta acrílica para que assuma o formato da tulipa.
Para fechar, dobre o tecido cerca de 0,5cm para dentro e costure como na imagem abaixo.
Antes de arrematar, introduza o palito de madeira recoberto por tecido ou papel verde.
Para que o palito fica mais firme e não se solte, coloque um pouquinho de cola branca.
A tulipa está pronta! Para fixá-la ao laço do bem casado, utilize cola quente.

Os meus bem casados foram encomendados na Eleonora Galvão e, com ela, funcionou assim: levei as tulipas com antecedência e ela já me entregou os bem casados montados, sem taxa adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário