Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

http://besteirinhasessenciais.blogspot.com.br/


Tiaras de cabelo!

Estava percorrendo esta internet de meu Deus quando de repente me deparei com este PAP de tiaras de cabelo que é simples, útil, consciente e usável! Afinal, reutilizar é legal, desde que seja realmente reutilizável. Se for pra fazer algo que fica feio, brega ou que vai ser jogado fora em seguida, era melhor nem ter reutilizado pra evitar o gasto de material extra!

Seguindo essa linha de raciocínio, vi esse PAP de como fazer tiaras de cabelo reaproveitando blusas velhas. Sobre isso eu tenho duas observações a fazer: se você tem uma blusa que dá pra ser usada e está em perfeito estado, doe. Afinal, ela pode ter mais utilidade ajudando aos que não tem o que vestir. Mas se a blusa está furada, descosturada, manchada ou puída, reutilize as partes boas do tecido fazendo essas tiaras. Elas ficam bem bonitas!

 O PAP foi todinho retirado deste site: Make it and Love it. O site é bem bacana! Tem muitos tutoriais e apesar de estar em inglês, a maioria das fotos é auto-explicativa.

Eu testei o PAP fazendo uma tiara de uma blusa baby look minha velhaça. Vou colocar o PAP original que está muito bem explicado e farei algumas observações de acordo com o que fiz, ok?

Vamos lá!

Você vai precisar de uma camisa de malha velha (ou um pedaço de malha qualquer), tesoura, agulha e linha.



Corte a malha em tiras de mais ou menos 3 cm de largura. Vale lembrar que quanto mais larga a tira, mais larga fica a tiara, porém, quanto mais fina a tira, mais delicado o trançado. Eu fiquei entre a cruz e a caldeirinha nesse quesito, pois gosto de tiaras largas, mas o trançado delicado é mais bonito... Decidi fazer mais larguinho mesmo só pra testar...

O comprimento da tira deve ser duas vezes a medida da cabeça, senão fica pequeno depois. Foi o meu caso, pq eu decidi cortar as tiras da barra da camisa em direção à gola para evitar pegar a costura lateral (como na foto), mas como a baby look é pequena, as tiras ficaram pequenas tbm. Acho que numa camisa tamanho normal ficaria bom...

Resumindo: corte cinco tiras de 3cm de largura e duas vezes a medida da cabeça de comprimento.



Agora, pegue as cinco tiras de malha, coloque as pontas uma em cima da outra e costure.



Agora puxe as tiras, esticando-as. Elas vão ficar enroladinhas e esconder o corte feito nas laterais. Por isso, você nem precisa cortar as tiras bem certinhas porque depois fica tudo escondidinho... hehehe



Agora vamos ao trançado! Para facilitar o trançado, você pode prender um clipe grande na ponta que foi costurada e prender essa ponta na mesa ou em alguma coisa fixa para poder ajudar a manipulação do trançado. No meu caso, minha grande amiga Vinha ajudou segurando a ponta pra mim... hehehe

Agora fixe sua atenção nas imagens. Olhando a descrição, parece complicado, mas respira fundo e se concentra que você vai ver que é fácil, fácil.

Você vai separar três tiras de um lado (lado Esquerdo) e duas tiras do outro(lado Direito) (1). Agora pegue a tira de fora do lado E e passe-a por cima da tira do meio(2) e por baixo da tira de dentro(3 e 4) em direção ao lado D(5 e 6).



Agora que ficaram três tiras do lado D, faça o mesmo esquema: pegue a tira de fora(1), passe por cima da tira do meio(2) e por baixo da tira de dentro(3 e 4) em direção ao lado E(5 e 6).



E continua fazendo assim: pegue a tira de fora do lado E(1), passe por cima da tira do meio(2) e por baixo da tira de dentro(3 e 4) em direção ao lado D(5), que fica com três tiras. Pegue a tira de fora(6), passe por cima da tira do meio(7) e por baixo da tira de dentro(8 e 9) em direção ao lado E (10).



O trançado começa a tomar forma...



Aí é só você continuar fazendo e apertando e regulando pra ficar uniforme e bonito. Superfácil, você vai ver.



Quando chegar na ponta, faça uma costura para prender as tiras.



Corta as rebarbas deixando uns 3 cm de sobra pra você unir uma ponta na outra.



Agora pegue um retalho da própria blusa e corte um retângulo de mais ou menos 10x12cm, dobre as pontas como na foto...



Costure uma extremidade com pontinhos à mão mesmo. Aliás, se você não tem máquina de costura, não desanima não que dá pra fazer a tiara toda na mão. Eu até tenho máquina de costura, mas fiz a minha todinha na mão pra testar.



Depois de prender uma extremidade, dobre o excesso do acabamento pra dentro, como na foto...



E costure a outra extremidade na parte interna da tiara. Você pode usar uma linha da mesma cor do tecido e fazer pontinhos invisíveis para dar um acabamento melhor.



Viu só? Superfácil. E superútil! Porque mesmo que vc não curta sair com tiarinha no cabelo, estudar, trabalhar, fazer a unha, cozinhar e passar creminhos no rosto com o cabelo caindo na cara não dá... Nessas horas ter uma tiara sempre resolve o problema, né?

Bom agora vou postar umas fotos da tiara que eu fiz. As fotos estão com péssima qualidade pq fiz à noite e foto à noite nunca fica boa e tal... Enfim, vamos ver.

Essa foi a blusa velha e manchada que eu usei...



Nessa foto estou mostrando o sentido em que cortei as tiras: da barra para a gola.



Aqui o processo de esticar a malha para ela enrolar...



Esse é o clipe (mosquetão?) que usei para prender a ponta. Daí vc prende esse clipe em algum lugar fixo (beirada da mesa, encosto da cadeira, etc.) e faz o trançado.



Meu trançado chegando ao fim...



E aqui a minha tiara já em uso por mim mesma! Não sou muito fã de azul, mas gostei...



Ah! E esqueci de dizer que vc pode enfeitar sua tiara com fuxicos, flores de tecido, feltro, botões e tudo mais que sua imaginação mandar... Eu usei fuxiquinhos de tecido estampado que prendi com pontinhos à mão. Até que ficou bem bonitinho.



Agora estou pensando em reaproveitar uma blusa branca do amantíssimo para testar um novo modelo. Pensei em fazer as tiras mais fininhas e juntar três tiarinhas finas numa só. Assim parece que vc está com três trançadinhos na cabeça... Ai, ai, ai... rsrsrs

E vc, gostou? Então faz aí e me conta!!!

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário