Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O que dá para fazer reutilizando sacolas plásticas , faça você mesma


Bolsas de praia de sacolas plásticas
Almofadas de sacolas plásticas
Carteirinha de sacola plástica

O uso racional das sacolas plásticas de supermercado está se tornando um assunto cada vez mais recorrente. Alguns mercados já usam um tipo especial de plástico que se dissolve rapidamente numa tentativa de amenizar o problema, já que as pessoas ainda são resistentes à idéia de usar sacolas retornáveis em suas idas às compras. A dica de hoje do Etsy Labs, é justamente para dar um destino final melhor à essas sacolinhas todas que estão lotando suas gavetas e seus puxa-sacos na dispensa. Vamos fundí-las e transformá-las num superfície resistente para fazer com ela uma eco-bag para ir à praia ou até mesmo ao mercado. Você vai precisar de:
  • Muitas sacolinhas plásticas
  • Tesoura
  • Papel vegetal ou papel manteiga
  • Ferro e um superfície para passar
Corte as alças das sacolasAlise bem sua sacola e corte o fundo.
Corte o funco das sacolasCorte também as alças da sacolinha. Assim você abre num retângulo um pouco maior. Repita isso com várias sacolas.
Vire as sacolas do avessoAlise novamente a sacola e vire do avesso para que o lado com a pintura fique para dentro. Quando a sacola for aquecida, a tinta descola e faz a maior melequeira.
Faça um sanduíche de sacolasOs melhores resultados são obtidos usando no mínimo 6 camadas de plástico, então sobreponha pelo menos 3 sacolas. Coloque seu sanduíche de sacolas entre duas folhas de papel vegetal.
Passe o ferro bem quentePasse o ferro por todo o papel em temperatura bem quente. Use movimentos contínuos e não esqueça das bordas. Esse processo não demora. Depois de uns 15 segundos vire cuidadosamente o sanduíche e passe o ferro do outro lado da mesma maneira
Veja se já fundiramLevante uma aba do papel vegetal e veja se o plástico está se fundindo. Se necessário passe o ferro mais um pouco. Deve estar parecendo como uma única folha de plástico, mas cuidado ao tocar pois ainda estará quente.
Sua base está prontaQuando estiver tudo colado, retire o papel vegetal com cuidado. A sua base de trabalho está pronta. Com esse material você pode fazer uma porção de coisas, como eco-bags, carteiras, almofadas, tapetinhos de cozinha, capa para notebook e o que mais quiser.

Caso você tenha uma sacola com algum desenho interessante que você queira preservar, a dica é fazer o sanduíche colocando junto com o desenho sacolas lisas, uma por cima e as outras todas por baixo.
Você também pode fundir o material em quadradinhos pequenos dobrando a mesma sacolinha várias vezes, e depois fazer uma espécie de patchwork de plástico. O importante agora é fundir material suficiente para o que você quer criar.
Temos uma dica de como fazer uma sacola tipo eco-bag usando esse material fundido. Passe lá e veja como, clique Faça uma eco-bag.




Eco-bag de sacola de plástico
Você já aprendeu a fundir suas sacolinhas plásticas de supermercado num passo-a-passo bem explicado. Agora como transformar esse material em uma bolsa? Não chega a ser um passo-a-passo porque é muito simples mesmo. Depois de fazer bastante desse material de sacolinhas fundidas, faça o seguinte:
  • Providencie viés e tiras de lona para as alças.
  • Corte dois retângulos de 33 cm x 40 cm. Se o seu material não ficou desse tamanho você pode costurar um pedaço no outro até que ele atinja essa dimensão.
  • Coloque as duas peças com o lado direito uma de frente para a outra para costurar pelo avesso. Costure nas laterais e na parte inferior.
  • Para dar profundidade na parte de baixo da bolsa, dobre as pontinhas da sacola em forma de triângulo e ali passe outra costura. Desvire para o lado direito.
  • Para dar acabamento costure fita viés ao redor da borda superior.
  • Costure também as alças conforme você vê na imagem.
Eco-bag de sacola de plástico com alça de lonaDetalhe do plástico usado na eco-bag

Essa bolsa é da Penny do Sew Take a Hike, e ela dá uma sugestão ótima. Quando você for fundir suas sacolas você pode inserir figuras recortadas em papel laminado entre a terceira e a quarta camada, especialmente se estiver usando sacolas lisas. E caso o plástico seja muito opaco, insira essas figuras entre a primeira e a segunda camada.
O resultado fica como as folhas coloridas dessa sacola da imagem em detalhe, quer dizer, mais personalizada ainda. A Penny conseguiu um efeito ainda melhor porque ela combinou o plásticos com figurinhas recortadas junto com outro com palavras interessantes.
Quando a sua estiver pronta, mande imagens que elas irão para o blog.






Nenhum comentário:

Postar um comentário